Piada racista ou racismo recreativo?


Eis um livrinho (pelo tamanho e não pelo conteúdo) acachapante! Uma dissecação impecável sobre aspectos do racismo à brasileira e das contradições dos ordenamentos jurídicos no país em torno da questão. Adilson Moreira expõe as vísceras de uma das grandes feridas sociais da nossa sociedade. A temática das relações étnico-raciais recebe uma excelente contribuição a partir do eixo conceitual do "racismo recreativo"!





Esse é daqueles livros que temos dificuldade de extrair passagens interessantes, pois a narrativa é permeada pela densidade reflexiva. O autor é da área do Direito, com mestrado e doutorado pela Universidade de Harvard,  o que possibilita ao leitor uma análise profunda sobre o discurso jurídico diante da questão racial brasileira, além de estabelecer uma arguta leitura/análise do humor/racismo recreativo e da "questão da honra" frente ao projeto racial existente no Brasil. 
 Enquanto leitor e militante da temática étnico-racial, confesso que foi um dos melhores livros que li sobre a problemática do racismo no Brasil. Adilson Moreira é um autor que merece  melhor divulgação nos cursos de licenciaturas. 
Enfim, trata-se de uma valiosa obra, para os interessados e militantes da temática em questão, eis uma narrativa excepcional.

Fonte:
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas