Eis um livro saboroso...


Eis um livro saboroso: "No seu Pescoço", de Chimamanda Ngozi Adichie.


 Trata-se de uma coletânea de contos que narram estórias envoltas em temáticas recorrentes como contexto, tais como: a imigração e suas tensões sociais e culturais; os conflitos étnicos na Nigéria e Estados Unidos; as feridas abertas do colonialismo; os conflitos nas relações amorosas afetadas pelo machismo, entre outros.

Essas temáticas são trabalhadas de maneira sutil, elegante e marcada pela imprevisibilidade narrativa. 

Não espere encontrar aqui textos com começo, meio e fim; de lutas do bem contra o mal; de romances açucarados. As personagens dos contos são multidimensionais, são contraditórias e inquietas com os status quo posto para elas na sociedade.

Nos dozes contos presentes na obra temos a oportunidade de ter acesso a textos incríveis, surpreendentes; mesmo sendo desenroladas na Nigéria e nos Estados Unidos , o/a leitor/a se identificará com as inquietações trazidas e inventadas por essa excepcional autora Chimamanda e logo vai querer ler seus outros livros de romances e de contos. E se ler primeiro o conto "Embaixada Americana", ficará embasbacado/a com o plot twiste presente no enredo e no final surpreendente da estória e ficará pensando nele durante todo o livro....



Não é à toa que o Barack Obama a tem como uma de suas escritoras preferidas!
Passagem deslumbrante:

"Ela quis interrompê-lo e dizer como eram desnecessários todo aquele sangue e aquela amarração, toda aquela mania de transformar a fé num exercício pugilístico; quis dizer a ele que a vida era mais uma luta contra nós mesmos do que contra um satanás brandindo uma lança; que a crença era uma escolha de manter a nossa consciência aguçada" (Trecho do conto o "Tremor", p. 155, 2017).

Fonte: ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. Trad. de Julio Romeu. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas