A ERA DO CAPITAL IMPRODUTIVO
Que livro excelente, o
autor escreve uma narrativa ágil e leve sobre temas complexos da economia
atual. Demonstra a força do capitalismo rentista que domina o Brasil e o mundo.
Ladislau Dowbor é economista, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatísticas de Varsóvia, Polônia (1976). Autor e co-autor de mais de 40 livros. Com experiência em assessoria técnica em economia para vários países do mundo. Atualmente é professor da Universidade Católica de São Paulo, na área de economia e administração. Existe um site com textos, livros, entrevistas e maiores informações sobre o autor, a saber: https://dowbor.org/ladislau-dowbor/. Acesso em 26 de mar. de 2020. Inclusivo o livro em destaque encontra-se disponível para baixar ( algo louvável).
Subsidiado em uma rica bibliografia de estudos econômicos e dados internacionais, Ladislau Dowbor desvela como os recursos financeiros estão se concentrando cada vez mais nas mãos de corporações internacionais que determinam nos países do mundo as políticas de austeridade que ampliam as desigualdades e aumentam as tensões sociais.
Seu livro é uma bela
chave de leitura para a melhor compreensão das reformas trabalhistas e da
previdência no Brasil. Aliás, a expressão "reforma" é um eufemismo de
mau gosto, tais medidas se configuram como a destruição de políticas sociais
importantes para a maioria da população.
Por outro lado, assistimos os levantes da população de muito países contra essa gigantesca onda de ataques aos direitos e as condições econômicas dos trabalhadores, os acontecimentos dos últimos dias no Chile e no Equador são consequências dessa atual fase do capitalismo rentista, ou, nos ternos do autor em questão, capitalismo improdutivo!
Fonte: DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias tem mais riqueza do que a metade da população do mundo?. - São Paulo : Autonomia Literária, 2017.



Comentários
Postar um comentário